Sonhando em construir sua própria cervejaria? Me siga

Conheça Mais Sobre A Cerveja

Uma das premissas para atingir o sucesso em qualquer atividade é conhecer tudo sobre o produto que será oferecido. Pois bem, não é à toa que a cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, tendo sido uma das primeiras a ser criada. Estudos apontam que ela existe há mais de 10 mil anos, sendo inicialmente uma bebida fermentada e ao longo dos séculos foi transformada no que conhecemos hoje.

Quando se fala em cerveja, a Alemanha é uma das principais referências dos produtores e consumidores. No entanto, este país se destaca na história moderna da bebida, devido ao fato de ter ditado tendências e fabricar cervejas de alta qualidade. Contudo, devido ao fato de cerveja ser antiguíssima, é difícil precisar a sua origem, tendo sido aprimorada nas civilizações grega e egípcia.

Nos primórdios, a cerveja era feita pelos padeiros, levando em sua composição grãos de cereais como o milho. Na atualidade, a bebida é fermentada e feita através da cevada maltada, além de água, lúpulo, fermento e agentes clarificantes, mas também é possível adicionar outros ingredientes, algo que é bastante comum, principalmente nas cervejarias de produção artesanal.

Mercado Para A Fabricação De Cerveja

Antes de começar a fabricar um determinado produto é necessário saber quais são as variantes da área e analisar se o investimento é vantajoso. Em se tratando da fabricação de cerveja, esta é uma das atividades mais lucrativas no mercado de bebidas.

Investir na fabricação de cerveja é um negócio vantajoso porque se trata de um produto que é amplamente consumido durante todo o ano e segue com uma tendência de crescimento para os próximos anos. Porém, é preciso alertar que a concorrência neste setor é alta, sendo necessário primar, ao máximo, pela qualidade administrativa do negócio e do produto em si para se destacar.

Devido a grande concorrência, o ideal é que você desenvolva, antes mesmo de entrar no mercado, um plano de negócios eficiente, prevendo todas as possibilidades e passos a serem seguidos. Isso irá auxiliar a identificar as falhas cometidas pelos concorrentes, manter um bom desempenho na sua empresa, garantir um capital de giro adequado, manter-se firme no que precisa e se estabelecer no mercado.

Nunca desenvolveu esse documento? Sem problemas, temos um texto que ensina exatamente como elaborar um plano de negócios.

1- Escolha Do Local Para Montar A Fábrica De Cerveja

O sucesso de um empreendimento está diretamente ligado ao local em que ele é instalado. Afinal, é preciso que ele traga praticidade para a realização das atividades. O lugar escolhido para instalar a fábrica de cerveja deve apresentar uma infra-estrutura apropriada para o desenvolvimento da atividade, além de estar em um ponto que seja acessível para os fornecedores, clientes e funcionários.

O local para a abertura da fábrica de cerveja também tem que estar de acordo com as normas ambientes. Com relação à estrutura física, o estabelecimento tem que possuir um porte mediano, oferecendo repartições para a fabricação da bebida, para o escritório, estoque, armazenamento da matéria-prima e para guardar o produto pronto, além de banheiro para os funcionários.

A fábrica de cerveja é um negócio barulhento, por isso, você deve ficar afastado de locais com muita concentração de casas e residências em geral.

2- Questões Legais Para Montar A Fábrica De Cerveja

Para montar uma fábrica de cerveja é necessário dar início às questões legais que irão permitir o seu funcionamento. Em primeiro lugar, tem-se que procurar a Associação Comercial da cidade e solicitar a abertura do empreendimento, a partir daí pode-se dar entrada ao pedido de Licença Ambiental, Licença dos Bombeiros e Alvará de Funcionamento.

3 – Estrutura Para A Fábrica De Cerveja

Para que a fabricação de cerveja seja viável é necessário montar a estrutura do negócio. Você vai precisar de um escritório com mesa, cadeira, computador com internet, impressora, telefone e armários para tratar das questões administrativas.

4-Pessoal Para Trabalhar Na Fábrica De Cerveja

Todo e qualquer empreendimento necessita de mão-de-obra para executar as suas atividades. Com relação ao pessoal, ou seja, equipe para trabalhar na fábrica de cerveja, será preciso ter em mente que a quantidade de funcionários está diretamente ligada a demanda que o negócio tem.

Partindo do princípio de que a fábrica de cerveja seja pequena inicialmente, você pode contratar um número pequeno de funcionários como três operadores para a fabricação da bebida e um auxiliar de serviços gerais.

Mais importante do que a quantidade de funcionários é mantê-los motivados para trabalhar. Diversas são as técnicas para que se consiga isso e estudos já comprovam que o rendimento é muito maior quando um funcionário está motivado, por isso.

5- Matéria-Prima Para Fabricação De Cerveja

Para dar início à fabricação de cerveja, além dos equipamentos também é preciso adquirir toda a matéria-prima exigida. Você deve comprar malte de cevada, que constitui mais de 70% da cerveja, lúpulo que é responsável por reforçar o sabor da bebida, fermento e agentes clarificantes.

Além da matéria-prima para a composição da cerveja em si, também é preciso comprar os demais insumos que são fundamentais para a fábrica como as latinhas ou garrafas para embalagem e papel adesivo para a criação dos rótulos e inserção da marca.

6- Divulgação Da Fábrica De Cerveja

Para que o negócio aumente as suas possibilidades de se estabilizar no mercado e gerar lucros é necessário investir na sua divulgação. Neste caso é recomendado criar uma marca para a cerveja e reforçá-la através dos rótulos impressos no produto.

Também é recomendado divulgar a fábrica de cerveja e a marca em sites, redes sociais, jornais, anúncios em rádios, televisão, revistas, panfletos, patrocínio de eventos e todos os demais meios que você consiga imaginar.

Montar parceria com mercados, bares e pub’s costuma trazer excelentes resultados.

Espero que todos vocês possam montar suas próprias cervejarias com sucesso! Muitas felicidades!

Write a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *